domingo, 13 de março de 2011

COMO ENTENDER O RESULTADO POSITIVO DO FAN





FAN, abreviatura de "fator antinuclear", é um exame laboratorial para a pesquisa de anticorpos antinucleares no sangue.

FAN positivo significa que anticorpos antinucleares estão presentes no sangue que foi testado.
FAN negativo significa que não há anticorpos antinucleares no sangue testado.

A presença de anticorpos antinucleares no sangue testado é o único significado inquestionável do resultado positivo do FAN.

Ao ver o resultado positivo do FAN, o único pensamento de quem teve o exame feito deve ser:
- "Tenho FAN positivo, portanto tenho anticorpos antinucleares no sangue".

O que significa ter anticorpos antinucleares no sangue?
Anticorpos antinucleares são autoanticorpos.
A produção de autoanticorpos é um fenômeno imunológico que ocorre em algumas pessoas normais, com saúde, sem nenhuma doença, mas também ocorre em pessoas com doenças autoimunes, doenças infecciosas, neoplasias e doenças inflamatórias crônicas.
Por isso, ao descobrir que tem anticorpos antinucleares no sangue porque o resultado do FAN deu positivo, a pessoa deve se perguntar:

O resultado positivo do FAN e a presença dos anticorpos antinucleares no sangue indicam que estou doente?
A resposta a essa pergunta geralmente é não.
A maioria das pessoas que apresentam FAN positivo não estão doentes.

Se o meu FAN deu positivo e, portanto, tenho anticorpos antinucleares no sangue, como saber se estou doente?
A resposta a essa pergunta depende da análise do quadro clínico do doente.
Quadro clínico é o conjunto de sinais e sintomas produzidos pela doença.
Sintomas são tudo o que a pessoa sente e sempre são subjetivos, ou seja, dependem da personalidade do doente (por exemplo, algumas pessoas sentem mais dor do que outras e, por isso, a mesma doença pode ser mais dolorosa em algumas pessoas do que em outras).
Sinais são todos os achados encontrados ao exame físico feito pelo médico. São considerados objetivos, ou seja, não dependem da personalidade do doente, como a mancha vermelha que aparece em algumas articulações com artrite aguda, por exemplo. Essa mancha depende apenas da intensidade da reação inflamatória no interior da articulação e, quando a inflamação é intensa, a mancha vermelha surgirá tanto nas pessoas que sintam muita dor como naquelas que não sintam dor alguma.
É o quadro clínico da pessoa, ou o conjunto dos sinais e sintomas que apresenta, que dirá como o resultado positivo do FAN deve ser interpretado.

Qual é o especialista indicado para interpretar o resultado do FAN?
O reumatologista.

Por que devo consultar um reumatologista se o meu FAN deu positivo?
Os sintomas e os sinais produzidos pelas doenças em que há produção de anticorpos antinucleares, causando FAN positivo, geralmente incluem dor nas articulações e nos músculos - dor musculo-esquelética - e artrite, além de muitos outros sintomas. O reumatologista é o médico especializado no diagnóstico das doenças que causam dor musculo-esquelética, quando nenhum traumatismo aconteceu no local dolorido.

Não tenho sintomas e o meu FAN deu positivo. Estou doente?
Provavelmente não, mas é preciso também que o exame físico seja normal para ter certeza. Portanto, se alguém solicitou o exame e o resultado foi positivo, você precisará da avaliação de um reumatologista mesmo que não tenha sintomas.

FAN positivo significa lupus?
Não, FAN positivo não significa lupus (leia NÃO É LUPUS ou PARA QUE SERVE O EXAME FAN).

FAN positivo significa reumatismo?
Não, FAN positivo não significa "reumatismo". "Reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular.

Ter sintomas e ter FAN positivo significa ter alguma doença autoimune?
Não. Não é qualquer sintoma que indica a presença de uma doença autoimune. Alguns sintomas são importantes, outros não. Por exemplo, não há nenhuma relação entre queda de cabelo e FAN positivo, ou seja, a concomitância de queda de cabelo e FAN positivo não é indicativa de doença autoimune.

Como saber quais sintomas são importantes para interpretar o FAN positivo?
É função do médico-reumatologista avaliar o quadro clínico de quem tem FAN positivo e, de acordo com o quadro clínico, interpretar o resultado do exame.



62 comentários:

Adriiana disse...

oLÁ DOUTOR BOM DIA, RECENTIMENTE FUI AO MEDICO DO POSTO DE SAUDE UM CLINICO GERAL, FALEI A ELE QUE ESTA SENTINDO DORES NAS MÃOS E NOS PÉS SEGUNDO E ARDENCIA E QUEIMOR, MINHAS MÃOS FICAM BRANCAS E SEM SANGUE , COMO SE FOSSE UMA PESSOA MORTA, DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS O SALNGUE VOLTAVA E OS DEDOS DEPOIS FICAVAM ROXOS COM UMA BETERABA.ELE ME PASSOU SUFATO FERROSO POR 40 DIAS, MAS NADA ACONTECEU, SÓ PIOROU, FUI A OUTRO MEDICO, E PERGUNTEI A ELE SE ERA "REUMATISMO NO SANGU" ELE NÃO ME DISSE NEM QUE ERA NEM QUE NÃO ERA, MEU EXAME DE FAN DEU REAGENTE NO NUCLEO, REFIZ O EXAME POR 2 VEZES E DEU O MESMO RESULTADO, ELE PASSOU 12 BEZETASIL PARA TOMAR DE 5 EM 5 DIAS E DISSE QUE EU TENHO QUE TOMAR NO MINIMO UMAS 25. O QUE O SR ACDA DISSO, ESSE MEDICO É MUITO COMPETENTE, CONFIO NELE.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Adriana:
Não há nenhuma justificativa científica para um médico receitar injeções de penicilina benzatina de 5 em 5 dias. Quem faz isso, declara a própria ignorância.
Não hå nenhuma justificativa científica para um médico receitar injeções de penicilina benzatina porque o resultado do FAN deu positivo. Quem faz isso não sabe o que está fazendo.
"Reumatismo no sangue" não existe, FAN positivo não significa "reumatismo no sangue" e mudança de cor nas mãos também não.
A mudança de cor nas mãos acompanhada de FAN positivo é uma situação que precisa ser avaliada por um médico-reumatologista, não para "ver se é reumatismo", mas para identificar qual doença está causando isso. "Reumatismo" não é, porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular.
Sugiro que consulte um reumatologista.

Kakau disse...

Olá Dr. Luiz claudio.
Mandei ontem um emial para o senhor,já que nos meus 25 anos, o histórico de dor músculo-esquelética eh longa, sem nunca ter tido um diagnóstico precio, até hje...Graças a Deus descobri esse blog, e moro ha pouco mais de 1 hora de viagem de Curitiba. Espero conseguir agendar uma consulta com o senhor em breve!
att.
Grazi.

Renata disse...

Olá Dr. Tenho 28 anos e no ano passado sofri dois abortos espontâneos com menos de um mês de gestação. Nos dois casos a implantação não foi realizada corretamente. Um dos exames que a médica passou foi o FAN, que se apresentou reagente, com padrão Nuclear Pontilhado Fino Denso e título 1/160. Um outro médico pediu que eu repetisse o FAN. Nessa segunda vez o título deu bem mais alto, 1/640, mas com o mesmo padrão. Não tenho nenhum outro sintoma fora os abortos. Um outro exame que mostrou alteração foi Hemossedimentação 1ª hora, com o valor de 16mm.
Minhas dúvidas são as seguintes: diante dos resultados desses exames, os abortos podem compor um quadro clinico indicativo de doença autoimune? O que pode significar esse aumento do título do FAN? É possível não ter doença alguma com uma titulação tão elavada? Ainda falta mais de 1 mês para a minha consulta com a reumatologista e estou muito apreensiva... Agradeço desde já e o paranenizo pelo blog. Ele é muito esclarecedor e bem escrito.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Renata:
Em princípio não; dois abortos de primeiro mês e FAN positivo pontilhado fino denso não são indicativos de doença autoimune. Entretanto, abortos de repetição podem ser sinal da síndrome antifosfolípide, que pode causar FAN positivo e deve ser investigada por um reumatologista.
VHS de 16mm na primeira hora é normal.
Quando o FAN é positivo, os títulos variam e tanto podem subir quanto baixar e até mesmo negativar. Se não houver uma doença autoimune associada, a variação nos títulos do FAN não tem importância. Ela só será descoberta quando o exame for repetido e, se não há outros sinais de doença, não é preciso repetir o FAN para ver se baixou ou se negativou porque pode acontecer de subir, criando ansiedade desnecessária.
É possível ter FAN positivo em altos títulos e não ter nenhuma doença autoimune.
Uma informação comum na literatura é que "altos títulos do FAN geralmente estão associados com doença autoimune" mas esse é um conceito estatístico e "geralmente" apenas mostra uma tendência na população estudada, mas não significa "sempre".
Conceitos estatísticos refletem o comportamento das doenças em populações, não em indivíduos. A análise de casos individuais baseia-se mais na história e no exame físico do doente do que em tendências observadas na população.

Nandah disse...

Dr. Fui ao Clínico Geral, pois estou com várias manchas vermelhas no corpo, manchas essas que saiu por sua vez no rosto, no peito, nas axilas, na barriga, no pescoço, na nuca, me saiu inclusive até ínguas próximo a nuca, sendo que essas manchas além de serem horríveis elas coçam de mais, a sensação que parece pegar fogo. Daí o médico pediu alguns exames hemograma
Eritograma
eritrócitos 4,47 milhões/mm3
hemoglobina 12,1 g/dl
hematócrito 37,6 %
VCM 84,1 fl
HCM 27,1 pg
CHCM 32,2 g/dl
Leucograma
Leucócitos 9.170/mm3
Eosinófilos 2,4 % 220,1/mm3
Segmentados 62,2 % 5.703,7/mm3
Monócitos 5,3 % 486,0/mm3
Linfócitos 29,7 % 2.723,5/mm3
Basófilos 0,4 % 36,7/mm3

VHS
Resultado 65mm

Fator Anti Núcleo (FAN)
Resultado
Núcleo Negativo
Nucléolo Negativo
Citoplasma Negativo
Aparelho Mitótico Negativo
Placa Metafásica Cromossômica Negativa

Fator Reumatóide (FR)
Resultado Inferior a 8mg/dl

Gostaria de saber o que isso quer dizer, obrigado por sua atenção!!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Nandah:
Quer dizer que a causa das suas manchas é desconhecida e que você precisa consultar um dermatologista para saber o que é.

diego disse...

Olá doutor. Estou na mesma situação de alguns colegas aqui: minha consulta está marcada para daqui a quase 1 mês. O resultado negativo para o FAN tem a possibilidade de descartar alguns diagnósticos? Ou em caso negativo o médico pode fechar um diagnóstico de qualquer doença autoimune em função dos outros sintomas/exames?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Diego:
FAN negativo descarta o diagnóstico de lupus sistêmico em 99% dos casos e esclerose sistêmica em 95% dos casos.
Nas demais doenças autoimunes o diagnóstico pode ser feito mesmo com o FAN negativo, dependendo do quadro clínico.

Katia Maia disse...

Boa noite Dr. Luiz Cláudio, meu nome é Kátia Maia, tenho 21 anos, realizei o exame de FAN no qual o resultado foi:
Núcleo Reagente, Título 1/320 padrão nuclear pontilhado fino.
Sintomas: Dores nas articulações, inicialmente na mão direita, na qual não conseguia pegar um garfo, procurei um traumatologista que me "avaliou" como tendinite, não satisfeita com o diagnóstico (feito somente por RX, sem obter resultados alterados), procurei um médico especialista das mãos, porém sinto dores nas mãos, pulsos, antebraços e tenho os triceps inchados fazendo com que eu tenha dificuldade para "fechar" os braços.
Realizei também o exame de Waaler Rose que deu negativo.
Os sintomas iniciaram em 12 de março e desde então sinto dores.
Gostaria de saber, se de acordo com este resultado devo sugerir ao médico que está me acompanhando para me indicar a um reumatologista e se estes sintomas e resultados podem ser significativos para fazer outros exames.
É normal para a minha idade ter estes tipo de sintomas?
Obrigada.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Katia:
Leia PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA e descubra porque é preciso consultar um reumatologista em primeiro lugar, quando os sintomas são dores nas articulações.

Karinna Novais disse...

Dr. o FAN positivo de 1/160, HLAB positivo, e RM de suspeita de espondiloartropatia simétrica e bilateral, com muitas dores. Sinal de espondilite anquilosante mesmo?
Dá um desespero!!
Obrigada

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Karinna:
Não.
FAN positivo nada tem a ver com espondilite anquilosante.
HLA B 27 é sugestivo mas não faz o diagnóstico.
RM com "suspeita de espondiloartropatia simétrica bilateral" significa muitas coisas... Só vendo o exame e conhecendo o quadro clínico para fazer o diagnóstico.
Sugiro que consulte um reumatologista.

Rodrigo Pimentel Cordeiro disse...

Dr. Minha noiva tem endometriose e a aproximadamente um ano realizou uma cirurgia para retirada de alguns cisto o que resultou na retirada de 70% de um dos ovarios....mesmo após a cirurgia ele continua com muitas dores abdominais e após uma série de exames foi constatado que reativo no teste de FAN.....isso significa que ela tem uma doença autoimune, ou ainda pode ser reflexo da cirurgia?! Por que o médico dela disse que se fosse o exame FAN desse reativo ela teria LUPUS...mais ela nao tem ferida nenhuma, mais sente fadiga e um pouco de queda de cabelo..

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Rodrigo:
Ter FAN positivo não significa ter uma doença autoimune.
Ter FAN positivo não significa ter lupus.
Fadiga e um "pouco de queda de cabelo" com FAN positivo não são sintomas que permitam diagnosticar lupus.
Em quem tem endometriose e sente dores abdominais, a causa mais provável das dores abdominais é a endometriose.
Sugiro que consulte um ginecologista para rever o tratamento da endometriose.
A avaliação clínica do FAN positivo depende principalmente do exame físico feito por um reumatologista. Sugiro que consulte um.

D'Stefano Marcondes disse...

Dr. minha filha fez o exame de FAN sem nenhum sintoma ou sinal aparente, porém coincidente mente o resultado foi Núcleo - Reagente, Nucléolo - Não Reagente, Citoplasma - Não Reagente, Aparelho Mitótico - Não Reagente, Placa Metafásica Cromossômica - Não Reagente, Título - 160 e Padrão - Nuclear Pontilhado Fino. Ela tem 10 anos e aparente mente uma criança normal, sem dores ou manchas. Qual sua orientação?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

D'Stefano:
Leve sua filha para ser avaliada por um reumatologista pediátrico.

Vera Rodrigues disse...

Nossa esse Doutor é muito bom,muito paciente adorei suas resposta Doutor.
Desejo bom trabalho!

Vera Rodrigues

Rafael Alves disse...

Olá Dr. Luiz Cláudio! Boa noite!
Excelente texto para explicar um pouco sobre o exame FAN. Tive de fazer este exame a pouco tempo e só retornarei em minha hematologista daqui a um mês. Além de exames de rotina, fiz o FAN e apresentou o seguinte resultado: Núcleo Reagente, restante negativo e padrão nuclear pontilhado fino, titulo 1:160. Isto pode apresentar alguma doença autoimune específica? Tenho tido forte dores nas pernas, sem relação com nenhuma outra doença, além de cansaço generalizado. Obrigado por seu tempo e atenção!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Rafael:
O padrão pontilhado fino é inespecífico e tanto pode ser visto em doenças autoimunes quanto em pessoas normais.

Elis disse...

Bom dia Doutor!
Eu tenho uma consulta no mês que vem sobre uns resultados nos meus exames, onde minha médica ficou de consultar alguns colegas de profissão.
Bem, tudo começou depois de uma sequência de duas dengues em menos de 1 ano. Já apresentava baixa de imunidade pelas constantes gripes antes desse problema. Apresentou alguns caroços pequenos no pescoço que fiquei preocupada, fui ao médico e apresentou no hermograma anemia, microcistos, leucopenia,e com isso amédica pediu varios exames, e foi verificado que o FAN estava com tililação de 1:320 (nuclear pontilhado fino), Hipergamaglobulinemia de 23,00, e Anti- TPO DE 76,30 e ferritina de 4,9. Ela acha que estou com doença auto imune sistemica (já que o de a tireoide apresenta nodulO). eLA ME DEIXOU UM POUCO PREOCUPADA, JÁ QUE TANTAS TAXAS ESTÃO ALTERADAS.Essa possibilidade existe de fato, de ser uma doença auto imune?

Unknown disse...

ola doutor fiz o exame do fan pois meu caso apresentou fenomeno de reynaund, no fan esta nucleolo reagente, placa metafasica cromossomica reagente titulo 320 padrao nucleolar pontilhado, oq ue pode ser ??

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Elis:
Uma vez que há autoanticorpos e há sintomas, a possibilidade de doença autoimune realmente existe mas, nesse momento, considero mais importante saber o que realmente são esses "alguns caroços pequenos no pescoço".

Damara disse...

Olá Dr., Parabéns pelo blog. Olha só, meu último exame FAN deu Nuclear reagente, padrão 1:160, com a seguinte conclusão: "As características do padrão observado não permitem sugerir a
especificidade do anticorpo envolvido e possíveis correlações clínicas.
Pelas características da reatividade desta amostra, o resultado foi
confirmado em dois substratos distintos de células HEp-2."
É a primeira vez que meu FAN altera para esse padrão, geralmente fica em 1:80. Obrigada!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Unknown:
A ocorrência de fenômeno de Raynaud associado a FAN positivo padrão nucleolar deve ser avaliada em uma consulta formal com um reumatologista. Sugiro que procure um.

Natalia de Assis disse...

Olá Dr.Luiz
Fiz há uns anos atrás o exame FAN, ao qual deu POSITIVO. Entretanto, ao averiguar possíveis doenças associadas nada apareceu. E meu médico reumatologista pediu para que eu refizesse os exames a cada 6 meses. Fiz umas 3 vezes e sempre dava a mesma coisa, então acabei nem voltando mais ao médico.
Este ano, fui submetida a uma cirurgia Linfadectomia, com a retirada de 4 tumores localizados na minha barriga. Ao qual dois super gigantes pendurados ao rim. A cirurgia foi boa e o resultado da biópsia deu sendo um tumor benigno.
Esses dias eu estava refletindo, e gostaria de saber se o fato do meu FAN dar positivo, ter alguma influência ou que já me previa sobre a existência dos tumores. Pois devido ao tamanho dos tumores, meu médico disse que eu já tinha há anos. Os tumores no seu total pesavam 2,5 kg medindo o maior 22cm.
Ficarei grata com a resposta, pois quero saber se tem alguma ligação, se o meu organismo já havia dando sinais do tumor.
Obrigada.

Elis disse...

Obrigada pela informação!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Damara:
Você não disse qual é o padrão... 1:160 é o título (ou diluição) em que o resultado deu positivo.
1) "As características do padrão observado não permitem sugerir a especificidade do anticorpo envolvido" SIGNIFICA "não dá para saber qual é o anticorpo";
2) "e possíveis correlações clínicas" SIGNIFICA "não dá para saber se há uma doença nem qual é, se houver alguma";
3) "Pelas características da reatividade desta amostra, o resultado foi confirmado em dois substratos distintos de células Hep-2" SIGNIFICA "que o exame foi repetido por excesso de zelo, sem necessidade, e deu o mesmo resultado".

Damara disse...

Olá Dr., muito obrigada por me esclarecer essas dúvidas. O padrão é pontilhado fino ( núcleo), mas não tenho nenhum sintoma. Mais uma vez obrigada e parabéns!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Natália:
FAN positivo não prevê o desenvolvimento de tumores.
A associação entre neoplasias e FAN positivo ainda é mal compreendida. Sabemos que algumas neoplasias podem apresentar FAN positivo mas não sabemos se é um efeito da neoplasia ou se é apenas a concomitância de neoplasia com FAN positivo, que pode ser positivo por outro motivo. Segundo o conhecimento atual, não há resposta para sua dúvida, apenas suposições que não ajudam a esclarecer casos individuais mas podem servir como geradoras de hipóteses para pesquisas.

Juliana disse...

Boa noite doutor!
Há 4 meses venho tendo umas manchas na pelo com uma coceira forte, tomei anti alergicos receitado por um Alergologista. Porem essas coceiras sempre voltam, recentemente a medica me pediu varios exames de sangue, inclusive o FAN, que deu o resultado alterado:
Nucleo: Reagente
Nucleolo: Não reagente
Citoplasma: Não reagente
Aparelho mitotico: Não reagente
Placa metafasica cromossomica: Reagente
Padrão: Nucear Pontilhado Fino denso superior a 1/1280.
o que isso pode ser?
Ja estou com consulta marcada com o reumatologista mais estou bastante apreensiva.
Lembrando que o meu unico sintoma e apenas coceiras pelo corpo, principalmente a noite!

Desde ja agradeço

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Juliana:
A interpretação do FAN positivo depende de conhecer a história e principalmente o exame físico do doente. Enquanto aguarda a consulta com o reumatologista para avaliar o FAN positivo, sugiro que volte ao alergologista e informe que os anti-alérgicos não estão controlando a coceira.

Patty disse...

Dr.,
Passei em um concurso onde um dos exames é o fan. Fiz antes da minha convocação e deu no resultado nucleo reagente. Estou com muito medo de ser reprovada nos exames médicos por isso. Na minha cidade não há reumatologista. O que o senhor acha? Posso ser reprovada por isso?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Patty:
Essa pergunta só pode ser respondida pelo seu empregador.
Pessoalmente, eu não recomendaria incluir a pesquisa do FAN em exames pré-admissionais pois FAN positivo não serve para dizer que alguém não está apto para qualquer trabalho.
Entretanto, a decisão de quais exames laboratoriais exigir como parte do exame pré-admissional cabe somente ao empregador, mesmo que mostre a sua mais completa ignorância sobre o assunto.
Lamento, mas você terá que esperar pela decisão do empregador e só lhe resta torcer para que o bom senso prevaleça.

Alcione Castro disse...

Olá Dr. Luiz Meu nome é Alcione, tenho 42 anos, tenho tido umas dores no pé e tornozelo esquerdo com inchaço nos tornozelos direito e esquerdo, peso e fortes dores nas pernas dor no pescoço, coluna, dores musculars por todo corpo,fortes dores de cabeça principalmente á noite e crises repetidas de sinusites e faringites... Meu exame FAN deu nucleo reagente, citoplasma: reagente e titilo 1:640, Waaaler rose:negativo. Só consegui um reumatolgista para daquí a 30 dias e estou apreensiva e com muitas duvidas me ajude...

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Alcione:
Lamento, mas só o reumatologista que a atender poderá avaliar o significado do FAN no seu caso.
Sugiro que aguarde a consulta.

Tercio S disse...

Boa tarde Dr.
Realmente é difícil mensurar os benefícios que as suas explicações, sempre precavidas e limitadas pela ética, ofertam às pessoas que buscam maiores e melhores esclarecimentos. Por isso agradeço e o parabenizo.
Quero lhe fazer uma pergunta menos aprofundada, já que me sinto elucidado pelas respostas que deu aos demais interessados enfatizando sobre a relativação do resultado do FAN. Alguém que teve "reumatismo no sangue" (febre reumática) quando criança e, supostamente "curada", pode ter um resultado de FAN positivo (1/160 - pontilhado fino) pelo resto da vida, tal como, me perdoe a relação leiga, com os exames de hepatite. eis que esta pessoa não tem qualquer sintoma ou quadro clínico que indique uma doença auto-imune?

Tercio S disse...

Inicialmente quero parabenizar pela iniciativa de, num linguagem fácil. elucidar questões aos leigos que buscam por melhores e maiores explicações. Sinto-me elucidado pelas explicações sobre a relatividade do resultado positivo do FAN. Porém, tenho uma dúvida. Uma pessoa, adulta, que teve reumatismo no sangue (febre reumática) quando criança, e que hoje apresenta FAN positivo (1/160 pontilhado fino - sem qualquer sintoma ou quadro clínico de doença auto-imune) sempre terá esse resultado devido já ter tido aquela doença, assim como acontece, por exemplo, com a hepatite (desculpe a comparação leiga) que sempre se faz presente nos exames de sangue?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Tércio:
Lamento ler o comentário de alguém que, pela linguagem, demonstra possuir nível cultural diferenciado, mas refere-se a "reumatismo no sangue" como se fosse febre reumática.
Já tratei desse assunto no artigo FEBRE REUMÁTICA OU "REUMATISMO NO SANGUE", onde acredito ter demonstrado claramente que não são a mesma coisa.
Entretanto, ainda há profissionais que repetem essa bobagem e, cada vez que atendo alguém dizendo que "tem reumatismo no sangue" porque o FAN ou o fator reumatóide ou o VHS ou a proteína C reativa ou o ASLO deram positivos ou aumentados e vejo que essas pessoas não estáo e nunca estiveram doentes, pergunto-me qual a finalidade de tentar preservar uma crença como essa na população. A melhor explicação que encontrei foi apresentada em "REUMATISMO NO SANGUE", UM DIAGNÓSTICO PSIQUIÁTRICO?

FAN positivo nada tem a ver com febre reumática, o que significa que, em quem tem febre reumática, o FAN pode ser positivo ou negativo por mero acaso. Se for positivo, pode continuar positivo ou negativar, sem ter nada a ver com o que acontece com a febre reumática.
FAN é um exame diferente dos usados para o diagnóstico de doenças infecciosas. Nesses, a presença de um agente infeccioso desencadeia uma resposta imunológica que manterá anticorpos de defesa às vezes pela vida toda. No FAN, os anticorpos não são de defesa, são autoanticorpos, e ainda não se sabe exatamente porquê são produzidos, podendo ser temporários e desaparecer após algum tempo.
Não há utilidade em repetir FAN para ver se continua positivo ou se negativou em quem não tem sintomas pois a repetição gera mais preocupação do que tranquiliza.
FAN positivo não é doença e não precisa ser vigiado para ver se negativou, embora haja profissionais que recomendem a repetição e até mesmo a solicitação de mais exames para tentar "esclarecer" o caso - mas os exams adicionais nada esclarecem. Esse comportamento já foi chamado de "medicalização" da saúde, expressão que define o comportamento de quem quer transformar saúde em doença.
Não repito FAN em quem não tem sintomas e não recomendo a ninguém preocupar-se com isso, mesmo se tem (ou teve) febre reumática.
Portanto a preocupação sobre o FAN sempre ser positivo não deveria existir, exceto quando sintomas de doenças autoimunes estiverem presentes.

Eliana Mello disse...

Dr.Luiz Cláudio. Meu exame deu FAN núcleo reagente pontilhado fino 1/160. Sou muito alérgica. Uma semana antes havia tomado o suco Ades de maça ( não sei se do lote condenado). Depois tive pressão alta 17/10, muito inchaço no corpo todo, até no rosto e passei a ter dores musculares( não muito fortes) no pescoço, lombar, pernas, algumas pontadas de vez em quando e cansaço muscular. Tenho 55 anos. Devo consultar um reunatologista?

Vania disse...

Dr., meu filho tem apenas 6 anos e apresentou um quadro alérgico. A médica solicitou vários exames, como o ASLO que deu 340, o C3 159, o C4 56 e o FAN: Núcleo reagente, Padrão pontilhado fino, Título 1:320. Ele tb sente dores nos pés e nas mãos. Levei no ortopedista que tirou RX e disse que não tem nada. Onde devo encamila-lo? O que esses resultados querem dizer? Me ajude, por favor.

Renata Alves disse...

Dr. tenho muitas dores nos corpo, mas a dor geralmente piora quando estou mais estressada. Fiz exames de sangue e os seguintes itens deram alterado:

HORMONIO FOLICULO ESTIMULANTE (FSH) 0,4 UI/L

HORMONIO LUTEINIZANTE (LH)
inferior a 0,1 UI/L

ESTRADIOL 0,8 ng/dL

FAN
NUCLEAR:
REAGENTE, padrão pontilhado fino, até 1/160
NUCLEOLAR:
REAGENTE, padrão nucleolar, até 1/160
PLACA CROMOSSOMICA METAFASICA:
REAGENTE, padrão pericromossomico até 1/160

INTERPRETACAO:

Padrão nuclear pontilhado fino:

As características do padrão observado não permitem sugerir a
especificidade do anticorpo envolvido e possíveis correlações clínicas.

Padrão nucleolar:

O padrão nucleolar pode ser decorrente de anticorpos contra uma grande
variedade de auto-antígenos nucleolares. A presença de coloração
pericromossômica na placa metafásica, observada na presente reação, é
característica de alguns antígenos nucleolares. Anticorpos antinucléolo
podem ser encontrados em diversas doenças reumáticas auto-imunes. Quando
em altos títulos estão mais freqüentemente associados à esclerose
sistêmica (esclerodermia).

Pelas características da reatividade desta amostra, o resultado foi
confirmado em dois substratos distintos de células HEp-2.

O que pode ser?

Renata Alves disse...

Dr, sou eu novamente, somente para explicar melhor como é minha dor, quando eu passo a mãe mais forte em algum lugar do corpo como no braço por exemplo, chega até arder, uma simples coceira no braço pode virar uma dor logo em seguida...

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Eliana:
Se ainda sente dores e cansaço, consulte um reumatologista.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Vania:
Dores nas mãos e pés em quem tem FAN positivo 1:320 pontilhado fino não é o tipo de problema que deva ser levado a um ortopedista. Sugiro que leia PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA e leve seu filho para ser examinado por um reumatologista-pediátrico.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Renata:
A avaliação da queixa de dores no corpo e a interpretação do resultado do FAN em quem sente dor depende da consulta médica com história dos sintomas e com o exame físico pelo reumatologista (leia O EXAME MAIS IMPORTANTE EM REUMATOLOGIA).
Sugiro que consulte um reumatologista.

Cantor Robson Cruz disse...

Boa noite, Doutor!

Tenho FAN positivo pontilhado fino 1/160, tenho nefropatia por IGA e tive uns problemas graves recentemente necessitando ficar na CTI mais 27 dias de internação, devido uma intoxicação alimentar com um sanduiche natural. Gostaria de saber quais os riscos, se houver, deste resultado, e o q devo fazer?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Robson:
O resultado em si não acrescenta nenhum risco além dos que você já possui por ter nefropatia por IgA mas a avaliação do significado clínico do FAN positivo pontilhado fino 1:160 só pode ser feita em uma consulta médica.
Sugiro que consulte um reumatologista.

Horinhas de descuido disse...

Tenho Reumatismo e estou com a toroide no limite, o meu fan havia dado positivo, e a dra. solicitou o exame de lupus, o lupus deu negativo, mas eu posso desenvolve-lo posterirmente?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Horinhas:
Você está muito mal orientada.
"Reumatismo" você não tem porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular.
"Exame de lupus" não existe, por tanto não sei do que você está falando.
Sugiro que pergunte a quem lhe disse essas coisas qual é o nome da doença que está chamando de "reumatismo" e qual é o nome do exame que está chamando de "exame de lupus".
Se você conseguir essas informações poderei lhe explicar qual o problema de comunicação que está fazendo você acreditar que "tem reumatismo" e que fez algum "exame de lupus" e dizer porque você não tem "reumatismo" e não fez nenhum "exame de lupus".

Sonia Toledo disse...

Dr. Luiz Cláudio, parabéns! Nossa, muito interessante imaginar que um profissional gasta seu tempo - que sempre é precioso, já que vivemos num mundo em que a falta de tempo é uma constante - para responder dúvidas de internautas. Muito bom! E suas interferências/respostas são muito claras e passam muita credibilidade. Parabéns pela ação!

Sonia Toledo disse...

Dr. Luiz Cláudio, parabéns! Nossa, muito interessante imaginar que um profissional gasta seu tempo - que sempre é precioso, já que vivemos num mundo em que a falta de tempo é uma constante - para responder dúvidas de internautas. Muito bom! E suas interferências/respostas são muito claras e passam muita credibilidade. Parabéns pela ação!

Elaine Soares disse...



Boa tarde Dr. recentemente fiz um exame Fan exame: núcleo: reagente placa metafásia cromossomica reagente titulo: 32.0 padrao: nuclear: pontilhado fino denso.
fui encaminhada para um reumatoligista.não tem essa especialidade onde moro... a demora em procurarar o médico a qual fui encaminhada pode agravar algo??? existe urgencia neste. obrigada.
elaine

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Elaine:
A avaliação do FAN positivo não é urgente.
A urgência de um caso depende dos sintomas que a pessoa apresenta.
O seu problema é que, se há sintomas, o FAN positivo só será avaliado adequadamente por um reumatologista - a avaliação depende da história dos sintomas e, principalmente, do exame físico.

Karina Regonha disse...

olá dr meu nome é Karina tenho 25 anos, minha mae tem lupos e num exame de rotina o exame FAN deu reagente em anticorpos nucleares nuclear pontilhado fino titulo 1/80 isso significa que tenho lupus tambem ou tenho algum risco de ter os outros exames estao todos normais. des de já gradeço, aguardo resposta.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Karina:
FAN positivo é comum em familiares de pacientes com lupus; esses familiares que apresentam FAN positivo geralmente não têm lupus.
Ter FAN positivo não significa ter lupus, mesmo em quem tem casos de lupus na família. O diagnóstico de lupus é feito pelos sintomas que produz, não pelo FAN positivo.
Ter FAN positivo e ter parentes com lupus aumenta o risco de ter lupus no futuro mas atualmente não há como saber quem terá ou não - é possível que alguns familiares com FAN positivo possam desenvolver a doença no futuro mas é possível que outros familiares com o mesmo exame positivo nunca desenvolvam.
Na dúvida sobre diagnóstico de lupus e interpretação de FAN positivo consulte sempre um reumatologista pois o diagnóstico precisa da avaliação dos sintomas pelo exame físico.

Cris Freire disse...

Bom dia Dr. Ja li os comentários todos. Entendi que quem tem fan reagente pode não ter doença alguma, porém sempre tive dores nas pernas quando criança e adulta também, essas dores de quando a gente "pega friagem" ou quando ando muito, uma dor em uma das pernas que só passa quando eu aqueço. Bem sou mãe de uma menininha linda de 3 anos mas no começo do ano tive um aborto espontâneo e tive que fazer curetagem. Exames de rotina com minha gineco pediu esse fan deu nucléolo reagente padrão nucleolar 1/1280. Já marquei com com uma reumatologista. Estou sempre cansada e de uns tempos pra ca minhas pernas estão cansando mais...nao sei se expliquei direito. Estou preocupada.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Cris:
Dores como as que você descreveu não têm relação com o FAN positivo, ou seja, o FAN positivo não explica a causa das dores e as dores não aparecem porque o FAN é positivo.
Por outro lado, independentemente de sentir ou não dor, o alto título do padrão nucleolar precisa ser avaliado em uma consulta médica com reumatologista, por isso sugiro que aguarde a consulta.

Paulo C Araujo disse...

Esta sua dedicação em esclarecer as dúvidas do público e o empenho em desmitificar o tal de “reumatismo” da relação médico-paciente são louváveis. Muito obrigado! Meu filho de 23 anos, desde criança praticante de judô, voltou a praticá-lo após uma ausência de alguns anos por estudo. Acredito que com muita sede ao pote, como lhe é peculiar, pois após algumas poucas seções apareceu com feridas nos nós das falangetas dos quatro dedos de cada mão, devido ao atrito com os quimonos alheios na pegada tradicional da luta. Essa pegada também força muito as articulações dos dedos e ele reclamou de dores nessas articulações. Tomou analgésicos e fez gelo por alguns dias, melhorando um pouco. Ainda tem alguma sensibilidade em um ou dois pontos, mas sem inchaço, queimação ou vermelhidão aparentes. Nunca sentiu algo antes nessas ou em quaisquer outras articulações. Coincidentemente, ele fez naqueles dias exames laboratoriais a título de check-up regular, a pedido do meu clínico geral. Os resultados mostrados assustaram um pouco, pois o hepatograma deu um pouco alterado [TGP=45 e TGO=112], o CPK deu 3.200 [!!!???], PCR-US com 0,45, estando o resto do extenso exame dentro da normalidade. Três semanas depois, novos exames mais específicos deram hepatograma normalíssimo, não reativo para hepatites C e B [vacinado, com Anti-HBS de 196,1], o CPK caindo maravilhosamente para 72, hemograma normal, assim como VHS, T4 Livre, TSH, TPO, creatinina, urina EAS, mioglobina, aldolase e F. Reumatóide [FR]. O PCR-US agora deu um pouquinho acima, 0,55 mg/dL e o FAN, infelizmente, deu reativo para Núcleo, com titulação 1/1280, padrão nuclear pontilhado fino. Os outros padrões foram não reativos. O clínico então solicitou a repetição do FAN e do FR, acrescentando C-ANCA, DNA Nativo, Fosfolipídico [IgG e IgM], Coagulante Lúpico e o obsoleto Células LE. Apesar da titulação tão alta, mesmo sem reclamações ou sintomas aparentes, o Sr. acha mesmo necessário fazer todos esses exames? E quanto a consultar um reumatologista? O Sr. indicaria algum profissional no Rio de Janeiro, com postura médica similar à sua, e possivelmente associado à Unimed? De qualquer forma, parabéns pelo blog e pela maneira esclarecedora e honesta com que aborda os temas. Paulo. PS:Preciso de uma resposta rápida pois ele deve partir para um intercâmbio internacional de um ano, dentro de um mês.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Paulo:
Sugiro que leia o artigo PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA e depois consulte um.
Ficar fazendo exames como ANCA-c, anti-DNA, antifosfolípides e anticoagulante lupus sob supervisão de um clínico geral que quer esclarecer o significado do FAN positivo ē trilhar o caminho da confusão. Não vá por aí.
Consulte primeiro um reumatologista.

Andrea Ronzoni do Amaral disse...

Boa noite Dr. Luiz Cláudio, meu nome é Kátia Maia, tenho 21 anos, realizei o exame de FAN no qual o resultado foi:
Núcleo Reagente, Título 1/320 padrão nuclear pontilhado fino.
Sintomas: Dores nas articulações, inicialmente na mão direita, na qual não conseguia pegar um garfo, procurei um traumatologista que me "avaliou" como tendinite, não satisfeita com o diagnóstico (feito somente por RX, sem obter resultados alterados), procurei um médico especialista das mãos, porém sinto dores nas mãos, pulsos, antebraços e tenho os triceps inchados fazendo com que eu tenha dificuldade para "fechar" os braços.
Realizei também o exame de Waaler Rose que deu negativo.
Os sintomas iniciaram em 12 de março e desde então sinto dores.
Gostaria de saber, se de acordo com este resultado devo sugerir ao médico que está me acompanhando para me indicar a um reumatologista e se estes sintomas e resultados podem ser significativos para fazer outros exames.
É normal para a minha idade ter estes tipo de sintomas?
Obrigada.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Andrea:
Você não deve sugerir ao médico que lhe indique um reumatologista; você deve tomar a iniciativa e procurar um pois os sintomas que você descreve deveriam estar sendo avaliados por um reumatologista desde o início.
Leia o artigo PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA para entender porque dores nas articulações, mãos, pulsos e antebraços devem ser consultadas primeiramente com um reumatologista.